Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de março de 2022

A Saudação: Ave, Maria e Salve, Maria.


 

É muito comum em nosso meio saudarmos nossos irmãos com a expressão devota “Salve Maria”. Mas, você sabe qual é o significado dessa expressão? A Igreja tem tanta estima pela Ave Maria, que é colocada no princípio das horas canônicas, a fim de a fazer repetir frequentemente. Ela favorece especialmente a reza do terço pela concessão de preciosas indulgências à devoção do rosário.[1] 

Assim sendo, vemos a importância da Ave Maria enquanto a oração. Más é costumeira saudar os caros irmãos cristãos com uma jaculatória ou oração com poucas palavras, esse cumprimento, no Brasil, foi inicialmente usado no Rio de Janeiro por volta da década de 1920 por congregados de confrarias marianas. Usava-se “Ave, Maria!”, depois foi traduzido e oficializado para “Salve, Maria”, o qual hoje retomamos o uso com muita devoção e amor. Sabemos que “Salve Maria!”, significa “que Nossa Senhora seja glorificada!”, pois “salve” é uma saudação, um ato de amor, de elevação divina.[2] Como está na Salve Rainha, essa é uma oração, mas pode ser chamada de Salve Rainha como um comprimento, da mesma forma o Salve Maria. Afinal de contas estamos falando da mesma pessoa. Essa criatura humana foi a bem-aventurada Virgem Maria. Para reconhecer esta superioridade, o Anjo lhe testemunhou sua veneração por esta palavra: Ave.[3]

A uma historia dessa saudação "Salve Maria " que era a dos Congregados marianos e das Filhas de Maria. A TFP, que contava inicialmente com muitos congregados, adotou essa saudação.[4] Por isso o anjo disse a ela: “Deus te salve, Maria, o Senhor é contigo” (Luc. I). Agora, ela já está salva e a saudação passou a ser apenas um cumprimento.

O que significa o termo Ave Maria?

Ave é saudação. Quer dizer salve. Foi a forma como o Anjo Gabriel saudou Maria ao anunciar que ela estava grávida do Espírito Santo e iria dar à luz um menino que se chamaria Jesus. Ave, Caesar é como, na Antiga Roma, se saudava o imperador. Ave, Maria = Salve, Maria.

“Salve Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Luc. I, 28) ”Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Luc I, 42) 

Essa é uma saudação de praxe à Virgem Maria, trocando a palavra “Ave”, dita pelo anjo Gabriel a Maria, por “Salve”. Porque “Ave” quer dizer exatamente “salve”. Salve Maria significa “que Deus te salve, Maria.[5]

 


Vou deixar três exemplos dos santos que é para consolidar essa saudação, um é de São Bernardo, São Luíz Grignion de Montfort e o outro é de São Cirilo de Alexandria.

 



São Bernardo

(Salve)Ave, Marias! - Ave, Bernardo! – Nada mais suave para os ouvidos de Maria do que a voz de seus filhos, dirigindo-lhe a Saudação angélica: esta saudação faz estremecer- lhe o coração, como no dia da Anunciação. O facto seguinte o prova com evidencia. O milagre se deu com são Bernardo, um dos mais ilustres servos de Maria no meado do século XII, existia nas florestas que separam as Flandres do Brabante, uma ermida de religiosos beneditinos, celebre sob o nome de Abbadia de Afflighem. Bernardo, percorrendo a Alemanha a pregar a segunda cruzada, foi descansar alguns dias no piedoso convento. Uma estátua de Maria estava colocada no fundo do claustro, na grande galeria. Maria, com o divino Filho nos braços, parecia olhar com ternura para os religiosos que possavam diante dela. Bernardo dirigia-lhe, a saudação angélica todas as vezes que passava na frente: Ave, Maria! dizia ele. Um dia ajoelhou-se aos pés da imagem, repetindo com efusão sua saudação favorita, e, no momento em que acabava de dizer: Ave, Maria! da imagem, Maria respondeu: Ave, Bernardo! “Eu te saúdo, o Bernardo!”
É impossível descrever-se a impressão que estas palavras produziram nos circunstantes e em particular na alma de Bernardo. Estremeceu, como Santa Izabel no dia da Visitação, quando Maria a saudou. “E donde me vem esta felicidade, exclamou Izabel, que a mãe de meu Senhor se digne visitar-me” (São Lucas, I, 48).
Sem dúvida, a alma de Bernardo, ouvindo a voz de sua mãe bem amada, derreteu-se de amor como a da Esposa dos cânticos. “Minha alma, disse ela, desfez-se em ternura ao som mavioso de sua voz.”
Ao retirar-se, o santo Abade de Claraval deixou a abadia a parte superior de seu báculo, como penhor de agradecimento. A estátua milagrosa conservou-se religiosamente no claustro, até o ano de 1580, época em que foi despedaçada e o convento saqueado pelos protestantes. Dos pedaços recolhidos, fizeram-se duas novas estatuazinhas, a Imitação da antiga. Uma delas venera-se ainda hoje, na igreja dos beneditinos de Termonde.[6]

São Luíz Grignion de Montfort.

Estais na miséria do pecado? Invocai a Divina Mãe, dizei-Lhe: Ave, que quer dizer: eu Vos saúdo com profundo respeito, ó Vós que sóis sem pecado e sem desgraça. Ela livrar-vos-á do mal dos vossos pecados.
Estais nas trevas da ignorância ou do erro? Vinde a Maria, dizei-Lhe: Ave Maria, o mesmo é dizer iluminada pelos raios do sol de justiça; e Ela tornar-vos-á participantes na Sua luz.
Estais afastados do caminho do Céu? Invocai Maria, que quer dizer: estrela do mar e estrela polar que guia nossa navegação neste mundo, e Ela conduzir-vos-á ao porto de salvação eterna[7]”.


São Cirilo de Alexandria.


E, para concluir, e demonstrar-lhe que sempre na Igreja se honrou a Mãe de nosso único Deus Jesus Cristo, cito-lhe o discurso de São Cirilo de Alexandria no Concílio de Éfeso para combater o herege Nestório, o negador da dignidade de Maria.
“Salve, ó Maria, Mãe de Deus, virgem e mãe, estrela e vaso de eleição!

Salve, Maria, virgem, mãe e serva: virgem, na verdade, por virtude daquele que nasceu de ti; mãe, por virtude que cobriste com panos e nutriste em teu seio; serva, por aquele tomou de servo a forma! Como Rei, quis entrar em tua cidade, em teu seio, e saiu quando lhe aprouve, cerrando para sempre sua porta, porque concebesse sem concurso de varão, e foi divino teu parto.”

“Salve Maria, templo santo, como o chama o profeta Daví, quando diz: “O teu templo é santo e admirável em sua justiça” (SlLXIV, 6)

“Salve Maria, criatura mais preciosa da criação; salve, Maria, puríssima pomba; salve, Maria, lâmpada inextinguível; salve, porque de ti nasceu o sol de justiça”.

“Salve, Maria, morada da infinitude, que encerraste em teu seio o Deus infinito, o Verbo unigênito, produzindo sem arado e sem semente a espiga incorruptível!”

“Salve, Maria, mãe de Deus, aclamada pelos profetas, bendita pelos pastores, quando, com os anjos, cantaram o sublime hino de Belém: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc. II, 14).

Salve, Maria, Mãe de Deus, alegria dos anjos, júbilo dos arcanjos que te glorificam no céu!”

“Salve, Maria, Mãe de Deus: por ti adoraram a Cristo os Magos guiados pela estrela do Oriente; salve, Maria, Mãe de Deus, honra dos apóstolos!”

Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem João Batista, ainda que no seio de sua mãe, exultou de alegria, adorando como luzeiro a perene luz!“

“Salve, Maria, Mãe de Deus, que trouxesse ao mundo graça inefável, da qual diz São Paulo: “apareceu a todos os homens a graça de Deus salvador” (Tt. II, 1).

“Salve, Maria, Mãe de Deus, que fizesse brilhar no mundo aquele que é luz verdadeira, a nosso Senhor Jesus Cristo, que diz em seu Evangelho: “Eu sou a luz do mundo” (Jo. VIII, 12).

“Deus te salve, Mãe de Deus, que alumiaste aos que estavam nas trevas e sombras de morte; porque o povo que jazia nas trevas viu uma grande luz (Is. IX,2), uma luz não outra senão Jesus Cristo, nosso Senhor, luz verdadeira que ilumina todo homem que vem a esse mundo (Jo. I, 9).

“Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem se apregoa no evangelho: “bendito que vem em nome do Senhor” (Mt. XXI, 9), por quem se encheram de igrejas nossas cidades, campos e vilas ortodoxas!”

“Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o vencedor da morte e o destruidor do inferno!”

“Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem veio ao mundo o autor da criação e o restaurador das criaturas, o Rei dos Céus!”

“Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem floresceu e refulgiu o brilho da ressurreição!”

“Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem luziu o sublime batismo da santidade no Jordão!”

“Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem o Jordão e o batista foram santificados e o demônio foi destronado!”

“Salve, Maria, Mãe de Deus, por quem é salvo todo espírito fiel!“ [8]








Raphael Coutinho.

Ir. Obl. Domingos Maria, O.S.B.






[1] Nossa Senhora – Curso Médio de Catecismo Mariano, Livraria Francisco Alves, Editora Paulo de Azevedo LTDA. 163. Exemplo da estima da Igreja pela “Ave Maria”. Pág. 76.

[2] https://paroquiadasaude.com.br/saudacao-salve-maria/

[3] http://permanencia.org.br/drupal/node/1417

[4] https://www.montfort.org.br/bra/cartas/tfp/20040728110037/[4]

[5] https://floscarmeliestudos.com.br/virgem-maria-mae-de-deus-prof-orlando-x-saul-da-lagoinha/

[6] - Maria ensinada à mocidade” - Livraria Francisco Alves, 1915, Ave, Maria! Ave, Bernardo. Pág. 100-101.

[7] - O Segredo Admirável do Santíssimo Rosario para se Converter e se Salvar – São Luiz Maria Grignion de Montfort. Editora Escravas de Maria. 20ª Rosa, Breve explicação da Ave Maria. 57.Pág. 26.

[8] São Cirilo de Alexandria, PG. LXXVII, 1029 -1040, apud C. Folch Gomes, Antologia dos Santos Padres, ed. Paulinas, São Paulo, 1973, pp.389-390.