Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2022

Das Indulgencias e do Jubileu.

 



Que são as indulgencias?

São a remissão total ou parcial da pena temporal devida aos nossos pecados, que a Igreja nos concede fora do sacramento da penitencia, pela aplicação dos méritos de Jesus Cristo e dos santos.

Tem a Igreja o poder de conceder indulgencia?

Jesus Cristo deu á Igreja o poder de conceder indulgencias, quando disse aos Apóstolos: Tudo quanto ligardes na terra será ligado no Céu, e tudo anto desligardes na terra será desligado no Céu. Essas palavras dão à Igreja o de remitir os pecados, e com maior razão a pena temporal devida ao pecado.

Usou sempre a Igreja desse poder?

Sempre; S. Paulo usou de indulgencias para com um cristão culpado, em consideração aos fiéis de Corinto.

No tempo das perseguições, a Igreja reduziu multas vezes a penitencia dos pecados, a pedido dos confessores e dos mártires. Perdoou-nos próprio Deus Senhor Nosso, por causa dos méritos do Senhor Jesus: o cristianismo não é mais do que uma grande indulgencia.

Qual é a fonte das indulgencias?

São os méritos superabundantes de Nosso Senhor, da Virgem Santíssima e dos Santos.

 Que é preciso fazer para ganhar indulgencias?

1° Estar em estado de graça, ter já conseguido pela penitencia o perdão dos pecados, cujas penas temporais só nos remite a indulgencia;

2° cumprir exatamente as orações, boas obras, etc., prescritas pelo Sumo Pontífice.

Que se entende por indulgência plenária?

 Entende-se a remissão de toda a pena temporal devida aos pecados, que, sem a indulgencias, seria preciso expiar neste ou no outro mundo.

Que se entende por de indulgências de sete anos, sete quarentenas, etc.?

Entende-se a remissão da pena temporal que expiaria o pecador fazendo quarenta dias, sete anos, etc., de penitencia canônica, que a Igreja Impunha antigamente aos penitentes públicos.

Que é o Jubileu?

O Jubileu, chamado também Ano Santo, tira sua origem da Lei de Moisés, e assim como entre os Judeus, significa perdão, remissão, na Igreja Católica. É uma indulgencia plenária que se pode lucrar no correr do ano santo, nas condições indicadas polo S. Padre, que, para este fim, concede faculdades especiais a todos os confessores.

Foi instituído em 1300 por Bonifacio VIII, que ordenou se comemorasse de cem em cem anos. Mas Clemente VI reduziu este prazo a 50 anos e o ano 1350 foi Ano Santo. Paulo II e Sixto IV diminuiram este lapso de tempo e desde 1475 celebra-se o Jubileu de 25 em 25 anos.

 A cerimônia da abertura foi introduzida por Alexandro VI por ocasião do Jubileu do 1500.

Além do Jubileu, há indulgencias que se podem lucrar fácil e frequentemente?

Sim, há indulgencias parciais e mesmo plenárias que podemos lucrar cotidianamente e com elas consolar as almas do Purgatório. Não será, pois, fora de propósito deixar aqui um como tesouro de indulgencias anexas a Jaculatórias todas tiradas do livro do P. Beringer e Já publicadas em um folheto aprovado pelo P. Lepidi, Mestre do Sagrado Palacio de Roma.

 

N. B. O número indica as indulgencias... 100, 200 dias, etc..., letras: Cd significam que a dita indulgencia se ganha CADA DIA uma vez; Cv marcam que se lucra CADA VEZ que se repete a jaculatória. Pm indcam que a fidelidade a repetir a oração ou jaculatória durante o mês proporciona o lucro de uma indulgencia plenária uma vez POR MÊS, às condições ordinárias: confissão, comunhão, visita de uma igreja com orações pelo S. Padre.

Meu Deus, fazeis que se unam os espíritos na verdade e os corações na caridade. (300). Cv.

Meu Deus, único bem meu, sois tudo para mim, seja eu todo para vós. (300) Cd. – PM.

 Em nome do Padre, etc. (50 d.) Cv. (100 d. com água benta). Cv

Padre eterno, eu vos ofereço o sangue preciosíssimo de Jesus Cristo em expiação de meus pecados e por todas as necessidades da Igreja. (100 d.) Cv.

Louvado Seja N. S. J. C.. (50 d.) Cv.

Meu Jesus misericórdia (100 d.) Cv.

Doce Coração de Jesus, fazei que eu vos ame cada vez mais (300 d.) Cv.- PM.

Coração eucarístico de Jesus, abrasado de amor para comigo Inflamai meu coração de amor para convosco. (200 d.) Cv.

Coração eucarístico de Jesus, tende piedade de nós. (300 d.) Cv.

Coração eucarístico de Jesus, foco da divina caridade, dai a paz ao mundo. (300 d.) CD.

Coração eucarístico de Jesus, modelo do coração Sacerdotal, tende piedade de nós. (300 d.) Cv.

Coração de Jesus venha a nós o vosso reino. (300 d.) Cv.

Gloria, amor, reconhecimento ao Sagrado Coração de Jesus (100 d.) Cv.

Coração de Jesus, creio em vosso amor para comigo. (300 d.) Cv. Dulcíssimo Jesus, não sejais meu Juiz e sim meu Salvador. (50 d.) Cv.

Sagrado Coração de Jesus, tenho confiança em vós. (300 d.) Cv. -PM.

Jesus, meu Deus, adoro-vos aqui presente no Sacramento de vosso amor. (300 d.) CD.

Jesus, manso e humilde de coração fazei meu coração semelhante ao vosso. (300 d.) Cv.

Doce coração de Jesus, sede meu amor. (300 d.) CD.

Coração de Jesus, protegei nossas famílias. (300 d.) CD.

Bendito seja o Santíssimo Coração eucarístico de Jesus. (300 d.) Cv.

Divino Coração de Jesus, convertei os pecadores, salvai os moribundos, livrai as almas do Purgatório. (300 d.) Cv.

Senhor Jesus aumentai o número dos sacerdotes de vossa Igreja. (100 d.) CD.

Jesus, Filho de David, compadecei-vos de mim. (100 d.) CD.

Louvado seja e agradecido a cada momento o Santíssimo e diviníssimo Sacramento. (100 d.) CDP-M.

Jesus, Maria. (300 d.) Cv.

Jesus, Maria, José. (7 an. 7 quar.) Cv.-PM.

Tudo para vós, Sacratíssimo Coração de Jesus, (300 d.) Cv.

Coração de Jesus, fonte de toda a pureza, tende piedade de nós. (100 d.) CD.

Ó Jesus, no SS. Sacramento do altar aumentai em nós a fé, esperance e caridade. (300 d.) CD.

Ó Coração amoroso, confio em vós, pois tudo receio de mim e tudo espero de vossa bondade. (300 d.) CD.

Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. (100 d.) CD. (300d.) Cv. para quem traz a Medalha Milagrosa.

Ó Maria, minha Mãe, guarda-me hoje de todo pecado mortal, e 3 Ave Marias. (200 dias para quem faz esta oração pela manhã e à noite).

Nossa Senhora do S. Coração, rogai por nós (100 d.) Cv.

Doce Coração de Maria, sede minha salvação. (300 d.) Cv.

Bendita seja a Santa e Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus. (300 d.) Cv.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós (100 d.) CD.

Nossa Senhora Libertadora dos escravos, rogai por nós. (200d.) CD.

Ó Maria, Mãe de amor, de dor e misericórdia, rogai por nós. (300 d.) Cv.

Nossa Senhora das Dores, Mãe de todos os cristãos, rogai por nós. (300 d.) Cv.

Nossa Senhora dos bons estudos, rogai por nós. (300 d.) CD.

Ó Maria, esperança nossa, tende piedade de nós. (300 d.) Cv. Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, rogai por nós. (300 d.) quando rezado diante do SS. Sacramento exposto. Cv.

Jesus, Maria, José, dou-vos meu coração e minha alma. (300d.) Cv.

Magnificat... (100 d.) CD. e (7 an. 7 quar. aos sábados).

Ave maris stela. (300 d.) CD.

Bendito seja Deus (1 ano) Cv. (2 an. depois da benção). PM.

Anjo do Senhor... Rainha do Céu. (100 d.) Cv.- PM.

Lembrai-vos... (300 d.) CD-PM.

Oh minha Senhora e minha Mãe... (pag. 15, 700 dias) para quem a reza com uma Ave Maria, pela manhã e à noite) PM.

Atos de Fé, Esperança e Caridade (7 an. e 7 quar.) Cv--PM. Ladainha do SS. Nome de Jesus. (300 d.) CD.

Ladainha do S. Coração de Jesus (300 d.) CD.

Ladainha de N. Senhora. (300 d.) CD.

Ladainha de S. José. (300 d.) CD.

Pange lingua, com a oração... (300 d.) CD.

Adoro-te... (100, depois da comunhão) CD.

Oração a S. José (do mês de outubro). (300 d.) (7 an. 7 quar, em outubro).

Lembrai-vos... (a S. José). (300 d.) Cd.

Novenas... (300 dias por dia e plen. uma vez).

Ó clementíssimo Jesus... (pelos agonizantes, pag. 202 (100 d.) Cv.-PM.

N.B. Para ganhar a ind. pl. é necessário rezá-la 3 vezes por dia. Catecismo. (100 d.)

a- Para os mestres que o ensinam nos dias uteis;

b - Para os pais que o ensinam;

c- Para os fiéis que o estudam 1/2 hora, para saber ou para ensinar.

Catecismo. (7 an. 7 quar.).

a - Para os mestres que aos domingos e festas, levam os discípulos ao catecismo ou lho ensinam;

b- para os adultos que assistem a explicação do catecismo que se faz aos meninos.

Primeira Missa e Primeira Comunhão, (INDULG. PLEN. Para o padre ou o menino e os parentes até ao 3º grau; e 7 AN. 7 QUAR. para todos aqueles que assistem a 1ª Missa ou 1ª Comunhão  com coração contrito).

 

- Goffiné, Manual do Cristão. Rio de Janeiro, Sacristia do Colégio da Imaculada Conceição, Praia de Botafogo, 266. 1944. Traduzido da Décima Quarta Edição Francesa por um Padre da Congregação da Missão. Pág. 693-696.